Resultados da fiscalização
Resultados da fiscalização do primeiro turno das eleições municipais de 2016!

27 October 2016

Olá!

Conseguimos terminar a fiscalização dos códigos QR recebidos da equipe do aplicativo Apura Fácil no primeiro turno! :)

Recebemos um total de 11460 códigos QR, contendo 5813 Boletins de Urna (BU) completos com assinaturas digitais válidas. Conseguimos extrair 306717 resultados desses códigos, devidamente verificados com a base de BUs publicada pelo TSE. A base recebida em 2016 corresponde a aproximadamente 72.5% da base do segundo turno de 2014 verificada pelo projeto.

A única divergência observada foi encontrada na zona 1 e seção eleitoral 813 da cidade de Manaus. A única hipótese plausível que encontramos para explicar o fenômeno é a cerimônia da Votação Paralela:

  • O código QR recebido possui um identificador de urna eletrônica diferente do divulgado no BU oficial.

  • As bases de correspondências esperadas e efetivadas publicadas pelo TSE mostram que 3 urnas em AM foram instaladas na véspera das eleições, incluindo o identificador divulgado no BU oficial. Esse é o tamanho típico da amostra da Votação Paralela.

  • A combinação de zona e seção foi noticiada pela imprensa local como participante da Votação Paralela.

Alguém parece ter capturado o código da urna no final da Votação Paralela, talvez por ingenuidade ou para nos confundir? Geralmente fazem parte desta votação fiscais de partido, representantes da OAB/Ministério Público e técnicos da Justiça Eleitoral. Ressaltamos que a amostra processada não é necessariamente representativa do total, de forma que só podemos atestar a transmissão correta dos resultados dessas seções eleitorais. Por fim, vale sempre lembrar que nossa fiscalização se restringe à transmissão dos resultados, pois o software de votação instalado nas urnas continua inauditável, para todos os propósitos.

Nossos scripts, programas e bases estão publicados.

Integram a equipe desta edição do projeto os alunos Ivan Petrin e Luiz Nachtigall do Instituto de Computação da UNICAMP. Obrigado pela colaboração!

Abraços,
Diego Aranha

Veja também:

Resultado da conferência coletiva dos Boletins de Urna do 2º Turno

Compartilhe no: Facebook | Twitter | Google+




blog comments powered by Disqus