Resultado da conferência coletiva dos Boletins de Urna do 2º Turno
Até agora, nenhuma discrepância encontrada pela abordagem automática foi confirmada pela conferência manual.

16 June 2015

Conferência coletiva

Conforme publicado anteriormente, os Boletins de Urna submetidos pelo aplicativo Você Fiscal foram processados por análise automática utilizando reconhecimento de caracteres, que permitiu a inspeção e correção de inúmeros erros de preenchimento.

Na ocasião, a extração automática de mais de 20 mil pares de candidato/votação dos Boletins de Urna permitiu conferência com os resultados eletrônicos publicados pelo TSE, onde foi encontrada discrepância em aproximadamente 20% dos pares extraídos. Por uma questão de transparência, resolvemos distribuir o esforço de verificação entre a comunidade, para que as discrepâncias fossem resolvidas coletivamente.

Resultados parciais

Foram recebidos pelo aplicativo Você Fiscal 8.824 conjuntos de fotos referentes ao Segundo Turno das eleições. Eliminando fotos marcadas como inviáveis e seções duplicadas, foram verificadas 7.020 seções eleitorais por conferência manual coletiva, correspondentes a 1.6% das urnas eletrônicas do país e 4.1% dos eleitores (ou 4.644.385 de votos).

Até então, já foram realizadas mais de 25800 conferências, na direção de atingir pelo menos 3 conferências distintas por cada Boletim de Urna submetido. Após a conferência manual coletiva, persistiram 143 Boletins de Urna como divergentes. Nova análise manual desses 143 Boletins de Urna por parte da equipe não apresentou nenhuma discrepância em relação aos resultados publicados pelo TSE. Em alguns poucos casos, a conferência detectou que fotos de Zerésima ou BUs de Primeiro Turno haviam sido submetidas como de Segundo Turno. Vale lembrar que o Você Fiscal analisa apenas a transmissão dos resultados parciais de eleição, não se manifestando sobre qualquer outro componente do sistema de votação eletrônica utilizado em 2014, por simples falta de acesso.

Novidades

Desde nossa última comunicação, várias coisas importantes aconteceram:

  • Um projeto de pesquisa foi submetido para iniciativa de dados abertos da Microsoft. A aprovação do projeto nos concedeu uma bolsa de Iniciação Científica ou Mestrado para que um aluno trabalhe em tempo integral no aprimoramento das técnicas automáticas de reconhecimento de caracteres. Esse passo é fundamental para se explorar o restante da base de dados: as fotos de BUs do Segundo Turno são substancialmente maiores e menos padronizadas, exigindo esforço maior de pré-processamento; as fotos de BUs do Primeiro Turno são muito numerosas devido ao tamanho dos documentos, inviabilizando a conferência manual. A princípio, contar com uma base já validada manualmente de fotos de tamanho expressivo permitirá que o treinamento e ajuste do reconhecimento de caracteres seja mais preciso.

  • Estamos trabalhando há meses com uma equipe reduzida, pois os recursos do projeto foram esgotados ainda em 2014. Nossa prestação de contas já está disponível há alguns dias no site do projeto. Incluímos apenas os custos previstos na campanha de financiamento coletivo, e foram ignorados alguns custos posteriores com armazenamento de dados em nuvem e reenvio de recompensas financiados com recursos próprios.

  • Estamos produzindo um artigo científico detalhando a experiência, suas limitações e resultados parciais. No mesmo artigo, é proposto um mecanismo simples de código de barras para facilitar a verificação de Boletins de Urna com um dispositivo móvel, idéia que surgiu após várias iterações com membros da comunidade. Os resultados desse trabalho deverão ser apresentados na II edição do Workshop de Tecnologia Eleitoral, evento satélite do XV Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais.

Apesar da demora e dificuldades na condução do trabalho, esse projeto já é o maior esforço coletivo para auditoria de resultados eleitorais conduzido no mundo! Parabéns e obrigado, não teríamos chegado até aqui sem a colaboração de todos.

Ainda há muito trabalho para que a idéia evolua e se torne mais simples, descentralizada e eficaz, mas acreditamos ter feito progresso importante nessa área e contribuído significativamente para a reinstalação do debate sobre a segurança e a transparência do sistema eletrônico de votação no Brasil.

Abraços,
Diego e Helder

Veja também:

Resultado da análise automática do 2º turno e início da conferência coletiva

Compartilhe no: Facebook | Twitter | Google+




blog comments powered by Disqus